A facilidade na hora de abrir uma empresa é uma realidade com a qual o brasileiro não está acostumado. O brasil é um dos piores países do mundo para se montar um negócio.
Na contramão disso está a Nova Zelândia, por lá os empreendedores são capazes de abrir uma empresa em horas, de acordo com o relatório “Doing Business 2014“.
O empreendedor brasileiro costuma ter obstáculos a mais do que a média mundial. Desafios como dificuldade na obtenção de crédito, carga de juros e taxas tributárias altas tornam o percurso entre o projeto e a concretização, mais longo e difícil.
Segundo um estudo feito pela Endeavor, em 2017 pelo menos 86% das empresas brasileiras possuiam algum pagamento de tributo federal pendente ou alguma exigência que ainda não foi cumprida.
Essa burocracia que trava o desenvolvimento de novas empresas também é responsável por atrasar o desenvolvimento do país.
É para tornar o caminho do empreendedor menos íngreme e dar os primeiros passos para que o desenvolvimento econômico do País se torne uma realidade que um grupo de gestores lançou a campanha Burocracia para Tudo.
A campanha traz um abaixo-assinado a fim de que autoridades de diversas esferas sejam pressionadas a agirem em prol da desburocratização do empreendedorismo no país.
Alguns dos objetivos são:
- Integrar órgãos e secretarias para melhorar a gestão dos projetos de desburocratização;
- Padronizar e melhorar o fluxo de informações na abertura ou fechamento da empresa;
- Inverter a lógica de regulação e fiscalização sob os servidores públicos, priorizando a confiança na autodeclaração do empreendedor;
- Acabar com processos em papel, por meio de sistemas online e softwares integrados.
Para Lucas Mation, pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), se o Brasil conseguisse simplificar seus processos e chegasse ao nível de países como o Chile, teria um ganho de produtividade de 11%.
Atualmente, o Senado vem analisando projetos de lei que simplificam processos de registro de patentes, emissão de alvarás e licenciamento, um desses projetos permite ao empreendedor abrir, modificar ou fechar uma empresa pela internet.
De acordo com o Senado, simplificar o processo abertura ou fechamento de empresas é uma prioridade para o País. O cenário agora é de esperança para os empreendedores que passam a ver uma luz no fim do túnel em meio a um caminho tão burocrático e lento rumo à regularização do seu negócio.
A Solution entende o quanto a burocracia pode atrapalhar seus negócios, por isso, oferece sistemas ágeis e simples, sem processos burocráticos. Tudo isso contribui para aumentar a produtividade do seu time, além de tornar o processo de atendimento ao seu cliente mais rápido.