Eu sei, eu sei, a rotina na sua empresa anda corrida, certo? Tão corrida que muitas vezes você acaba deixando passar oportunidades importantes de conexões, tudo porque está ocupado demais equilibrando os pratos. Mas a vida de um empreendedor não deve se resumir a apagar incêndios.
É preciso parar e olhar para fora. Entender quais são as tendências para seu mercado e estabelecer conexões. Para facilitar sua vida a gente preparou um artigo sobre isso. São dicas práticas que podem aumentar suas chances de conexões relevantes para o seu negócio.
A maioria das pessoas utiliza o Linkedin assim como utiliza o Facebook: aceita um grande número de conexões. Só que nem sempre essas conexões são relevantes. Comece pelo simples: procure estabelecer conexões que realmente possam ser interessantes para você no Linkedin.
É bacana que você compartilhe conteúdos por lá. Mas procure compartilhar diretamente com as pessoas que possam se interessar por eles. Assim você abre espaço para o início de um diálogo que pode se transformar em uma bela parceria profissional.
Pense grande
Uma pessoa que você conhece hoje pode ser a mesma que vai lhe apresentar para outra no mês seguinte, esta segunda conexão pode levar você a uma terceira, que pode levar a muitas outras. Conexões relevantes são fundamentais para a expansão de qualquer negócio. Imagine você que acabou de conhecer um possível fornecedor do Japão.
A parceria de vocês dá certo e ele logo lhe apresenta a um possível cliente do mesmo país. De repente essa conexão se transforma em um cliente e, satisfeito com o seu trabalho, lhe apresenta a um segundo possível cliente. Quando você se der conta estará abrindo uma unidade no continente asiático. Tudo porque fez a conexão certa.
Tenha brilho no olho
Esqueça seu cartão de visita. O que lhe garante boas conexões é o olho no olho, o encantamento que você provoca nas pessoas ao falar da sua empresa. A fala objetiva que mexe com as pessoas e demonstra o quanto você acredita no que faz mexe muito mais com as pessoas do que um belo cartão de visitas.
Compartilhe
Leu um artigo interessante? Assistiu a um documentário que lhe lembrou alguma conversa com uma de suas conexões? Recebeu uma newslatter relevante? Não deixe de compartilhar! No e-mail ou na mensagem de WhatsApp, faça questão de dizer: “Li isso e lembrei do que me falou aquele dia!”. Esse tipo de conexão vai nutrir as suas relações.
Saia do escritório!
Talvez a estratégia mais importante que você possa utilizar neste caso é montar um calendário de eventos relacionados a sua área que possam ser interessantes para você. Faça uma lista das pessoas que você gostaria de conhecer nestes eventos e vá! Faça conexões relevantes e demonstre para as pessoas o quão bom pode ser fazer negócios com a sua empresa. Seja estratégico e pense a longo prazo. Afinal, boas conexões são a peça-chave para a expansão de qualquer negócio.