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Como tornar seus clientes leais com Experiência Total (TX)

Tempo de leitura: 4 minutos

Você já ouviu falar em Experiência Total? 

Esse é mais um dos termos que, na verdade, foram aprimorados com o passar do tempo! 

Se você é gestor de uma empresa, precisa entender a experiência total para começar a aplicá-la ainda em 2022. 

E nós afirmamos isso com propriedade, porque o crescimento e o sucesso da sua empresa está totalmente entrelaçado ao nível de satisfação do seu cliente! 

Mas, se você ainda não se inteirou a fundo sobre o assunto, fique tranquilo porque neste post blog você vai seguir uma trilha de conteúdos que vão te deixar muito mais preparado para se posicionar à frente da concorrência. 

Ainda hoje você vai entender sobre:

– Experiência do Consumidor e qual a sua relação com a Experiência Total;

– O que é a Experiência Total (TX) e como a Experiência Total pode te ajudar a tornar seus clientes leais.

Se você tem interesse em evoluir com a sua empresa, continue lendo! 


Experiência Total (TX) é a nova Experiência do Consumidor (CX)? 

Quando começamos a falar sobre os dois pontos chaves – consumidor e experiência – logo associamos a um dos termos mais disseminados em relação ao consumidor 4.0. 

E a ligação que fazemos não é à toa. São inúmeros livros, palestras, cursos, e-books e conteúdos em geral sobre o assunto. 

Em decorrência da experiência do consumidor, inclusive, surge a experiência de sucesso do cliente. 

E está correto associar um conceito ao outro. A experiência total é como uma evolução da experiência do consumidor! 

Resumindo a experiência do consumidor (CX), trata-se de toda a trajetória que o cliente percorre e está envolvido com a empresa. 

Todo esse contato gera uma experiência, portanto CX é uma estratégia de preocupação para que a experiência seja positiva. 

Essa é uma cultura que, via de regra, para conseguir ser tão eficiente quanto na teoria, deve ser aplicada e vivenciada por todas as empresas, e não apenas em alguns setores da organização. 

Deixamos isso claro porque, muitos gestores podem pensar que basta incentivar esta cultura apenas nos departamentos que têm contato direto com o cliente. 

A realidade é que essa decisão não vai trazer o retorno desejado.

Mas, voltando ao assunto, TX é uma evolução do que conhecemos como CX, pois busca garantir a satisfação do cliente e do colaborador em todas as interações com a empresa. 

Para entender melhor do que se trata, separamos um tópico especial para ele! 


O que é a Experiência Total 

O principal objetivo da experiência total, ou TX, é promover uma experiência muito mais completa e satisfatória para o seu cliente. 

E sim, ele é a soma de diversos conceitos que atuam há anos em favor do consumidor, entre eles:

– Experiência do Usuário (UX); 

– Experiência do Cliente (CX).


Mas, não apenas isso. A experiência total vai além e abrange, inclusive, a experiência do funcionário (EX). 

A estratégia foi criada pela Gartner em 2020 para unir os conceitos – antes separados – de uma boa experiência de consumidor e de colaborador. 

Porque, nada melhor do que uma única estratégia que seja totalmente integrada e que, assim, favoreça a empresa, o colaborador e o consumidor ao mesmo tempo, não é?

Segundo a Gartner, o grande desafio das empresas de hoje é unificar todas as áreas da empresa, traçando uma única estratégia que seja capaz de atender a todos os setores. 

Por isso, temos o surgimento da experiência total (TX)!

De forma exemplificada, a aplicação dessa estratégia na prática da empresa busca localizar o ponto de ligação entre a experiência do usuário, do cliente e do colaborador.

Todos interagem em determinado momento, e encontrar esse ponto facilita a elaboração da solução para melhorar as suas experiências e deixá-las totalmente positivas. 

Assim, a estratégia TX ajuda a empresa a deixar todos os envolvidos mais contentes com os produtos/serviços que recebem e com as funções que desempenham. 

A expectativa de uma boa aplicação da estratégia é de que se tenha uma redução de rotatividade de colaboradores e uma fidelização do cliente que já iniciou o seu contato com a empresa. 

Nem precisamos dizer que essa estratégia é fundamental para o crescimento da sua empresa, não é? 


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