Gerenciar todos os processos da concessionária agrícola demanda muito tempo do profissional, e fazer tudo manualmente pode tornar a prática ainda mais desafiadora. Contudo, é possível otimizar o gerenciamento por meio de algumas estratégias e investimentos em tecnologia.
Você sabe como potencializar a gestão da sua concessionária? Possui as ferramentas certas para garantir um controle eficiente?
Neste artigo explicamos porque você precisa otimizar a gestão, quais práticas seguir para assegurar um controle eficiente, e como a tecnologia pode ajudar.
Boa leitura!
Por que a concessionária agrícola precisa otimizar a gestão
A gestão é uma prática que consiste em controlar todas as operações internas da empresa. Portanto, a concessionária agrícola precisa buscar formas de otimizar esse controle, a fim de aumentar a sua eficiência operacional, melhorar a qualidade de seus produtos e serviços e assegurar a sua competitividade.
Fora isso, a empresa também deve otimizar a gestão para melhorar a execução do seu planejamento estratégico, reduzir custos e desperdícios, garantir a segurança de dados, e melhorar o direcionamento de estratégias e recursos.
Melhorar a execução do planejamento estratégico
O planejamento estratégico é responsável por alinhar equipes e assegurar que as mesmas alcancem os objetivos. Sem um bom planejamento, a concessionária pode atuar de forma descentralizada, prejudicando o seu desempenho e crescimento no longo prazo. Empresas do setor que querem obter retornos interessantes, precisam assegurar que cada pessoa envolvida está trilhando na mesma direção e executando todas as atividades corretamente.
Reduzir custos e desperdícios
Na guerra de preços, qualquer real pode ser determinante para atrair e fidelizar clientes. As concessionárias agrícolas precisam reduzir ao máximo seus custos e desperdícios, a fim de entregar um valor justo e atrativo ao produtor rural. Também devem fazer isso para aumentar a sua margem nas vendas, e garantir a sobra de recursos para investir em transformação digital e em novas oportunidades de negócio.
Garantir a segurança de dados
Ao trabalhar com um grande volume de dados, fica cada vez mais difícil de armazenar e manter seguras as informações da empresa e clientes. A concessionária precisa, portanto, melhorar o controle sobre suas operações internas e dados, de modo que identifique e conserve apenas as informações que fazem sentido para as estratégias atuais.
Melhorar o direcionamento de estratégias e recursos
Direcionar as estratégias e os recursos faz com que as empresas atuem com mais inteligência no mercado. Se a concessionária agrícola não sabe onde focar os seus esforços e recursos, é bem provável que deixe de aproveitar oportunidades que realmente a ajudam a aumentar seu diferencial no mercado e geram retornos mais expressivos.
Dicas para realizar uma gestão mais eficiente
Muitos profissionais ficam confusos sobre como otimizar a gestão, uma vez que a prática envolve uma série de procedimentos, áreas e pessoas. Mas sem pânico. Abaixo, separamos algumas dicas que podem ajudar:
1- Defina metas realistas e alcançáveis
Ao elaborar o planejamento estratégico da sua empresa, defina objetivos realistas e que sejam alcançáveis. Se as metas forem muito altas, é bem provável que as equipes se frustrem, e isso impacte negativamente o desempenho e a execução das tarefas.
2- Mantenha uma boa comunicação com as equipes
Para certificar que todos estão realizando as operações corretamente e identificar pontos de melhoria, é necessário manter um diálogo aberto com cada integrante. Assim sendo, realize reuniões semanais com os líderes dos setores para saber como os times estão se comportando, quais suas dificuldades e como é possível ajudá-los.
3- Utilize ferramentas de gestão
Não dependa de tarefas manuais que exigem um tempo valioso do seu tempo. Utilize tecnologias que permitem automatizar tarefas, integram departamentos e oferecem o acesso instantâneo a dados e indicadores. Dessa forma você garante uma visão mais holística sobre os negócios.
4- Acompanhe indicadores
A melhor forma de avaliar o desempenho das equipes e os resultados da sua concessionária agrícola é por meio de indicadores, também chamados de KPIs. Você pode acompanhar:
- Indicadores financeiros, como, por exemplo, o Faturamento, para mostrar quanto a sua empresa teve de receita em um período;
- Indicadores de marketing, como o CAC, para descobrir o Custo de Aquisição de Clientes;
- Indicadores de vendas, como o Ticket Médio, para identificar quanto cada cliente gerou de receita;
- Indicadores de estoque, como o Giro de Estoque, para descobrir o tempo que um determinado produto leva para entrar e sair do estoque;
- Entre outros.
5- Defina estratégias com base em dados
Sempre que for definir novas estratégias de negócio, utilize os dados da empresa como aliados. É por meio dessas informações que você vai saber como a concessionária agrícola atuou no passado, está atuando no presente e deve atuar no futuro.
Como a tecnologia ajuda na eficiência da gestão
Tecnologias de ponta, como, por exemplo, o ERP, são capazes de integrar diferentes áreas, pessoas e processos em um só lugar. Essa centralização possibilita uma coleta e análise de dados mais rápida, que otimiza a tomada de decisão, resolução de problemas e apontamento de riscos, tendências e oportunidades por parte do gestor.
Por meio dessas ferramentas também é possível acelerar operações internas da concessionária agrícola (uma vez que os sistemas de gestão integrados entregam módulos e funcionalidades que aumentam a execução de tarefas), e melhorar a comunicação (já que todos os integrantes – de diferentes departamentos – passam a atuar em um mesmo ambiente).
Fazer a gestão da concessionária era, até pouco tempo, um desafio. Mas a tecnologia está aí para tornar a prática mais fácil e garantir aos gestores mais tempo e informação de qualidade para direcionar os negócios.
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