Os meses que passaram, como já comentamos aqui algumas vezes, trouxeram mudanças que pareciam passageiras, mas que se mostraram fortes o suficiente para ficarem. Devido às medidas de prevenção da pandemia do Covid-19, tivemos que nos adaptar às novas circunstâncias que nos foram impostas, e agora nos vemos cercados delas para valer. E com certeza uma das que mais nos impactou, quando pensamos no coletivo, foi a cultura do trabalho remoto.
Aqui na Solution, buscamos, acima de tudo, priorizar a saúde e segurança de nossos colaboradores, clientes e parceiros, por isso, adotamos algumas medidas importantes de contenção de contágio ao coronavírus. Entre elas a sugestão de intervalos de horários para entrada e saída das equipes na empresa, evitando, assim, aglomerações; realocação de funcionários em salas separadas; e novas normas mais rígidas de higiene. Além disso, em um primeiro momento, todas as funções possíveis dentro do quadro funcional, orientamos a trabalharem remotamente, e de forma mais segura, em suas respectivas casas. Durante os primeiros meses da pandemia ficamos trabalhando em home office, mas sempre nos mantivemos disponíveis 24 horas por dia, nos sete dias da semana, reforçando que estamos ON para nossos clientes.
No início não sabíamos muito bem como lidar com o desafio do home office. Era família que interrompia, animal de estimação que passava em frente à câmera, filho pequeno que precisava ser vigiado, enfim, muitos foram os obstáculos que enfrentamos trabalhando dentro de casa. Mas agora está cada vez mais difícil negar. Essa cultura, que veio como uma resposta à pandemia, permanecerá por um bom tempo mesmo depois quando não houver mais o distanciamento social. E a pergunta que nos resta fazer é: sua empresa está preparada?
Cultura do trabalho remoto, home office e produtividade
É muito comum que confundam cultura do trabalho remoto com home office. Entenda que um não é sinônimo do outro, nós apenas nos habituamos mais com o trabalho dessa forma no último ano. A cultura do trabalho remoto é muito maior e extrapola o ambiente da empresa e de casa. O seu significado implica saber trabalhar à distância e conseguir executar todas as tarefas sem precisar estar no escritório da empresa. Isso quer dizer que o colaborador precisa saber se adaptar aos mais variados locais, como uma cafeteria, uma biblioteca, um parque, etc. Essa é a ideia do anywhere office, termo que tem se popularizado nos últimos tempos, onde os colaboradores podem escolher o local em que desejam trabalhar, saindo dos limites do escritório tradicional.
A palavra que deriva do latim, cultura, pode ser basicamente definida como um conjunto de hábitos e conhecimentos de um determinado grupo que tornam seus componentes semelhantes. Na cultura do trabalho remoto todos trabalham à distância, sem perder a eficiência presente dentro do escritório tradicional. Pudemos perceber ao longo dos meses que, apesar de parecer um bicho de sete cabeças, nós apenas não acreditávamos que éramos capazes de manter a produtividade longe de nosso local costumeiro. O contrário se provou e agora que conseguimos nos adaptar com maestria percebemos que essa pode ser nossa nova realidade.
As mudanças de ares trouxeram boas notícias, segundo mostrou a pesquisa “Workquake: The New Work Order”, encomendada pela Citrix. Ela revelou que 86% das pessoas entrevistadas durante a pandemia sentiram algo positivo em relação ao sistema de trabalho remoto. A maioria delas, 57%, afirmaram que são mais produtivas nessas circunstâncias e 29% disseram que a produtividade se manteve equilibrada em um comparativo com quando trabalham em escritórios tradicionais. Os dados que podem parecer surpreendentes apenas confirmam que não é mais aceitável que empresas ignorem as mudanças advindas com a Covid-19.
Sua empresa focada no melhor
A flexibilidade e autonomia que a cultura do trabalho remoto proporciona aos colaboradores é muito benéfica. Essa constatação pode até parecer representar uma mudança recente para nós aqui no Brasil, mas em outros países já é bem comum. Antes da pandemia, o Reino Unido tinha cerca de 4,7% dos trabalhadores de forma remota, e nos EUA eram aproximadamente 3,6%. Entretanto, ninguém ganha da Holanda que sempre saiu na frente com mais de 14% da população trabalhando de forma remota, e que inclusive pode ser considerada como líder nas mudanças e avanços nesse aspecto.
Então agora você pode estar se perguntando quais são os benefícios da cultura do trabalho remoto. Alguns deles são: a flexibilidade e a otimização do tempo de deslocamento; o coworking que pode evitar a competitividade não sadia entre funcionários; o aumento do foco, se for em um lugar mais silencioso; e a estimulação da criatividade em ambientes diferentes da rotina, como cafés e bibliotecas. Podendo trabalhar em home office, em coworking (os escritórios flexíveis), em escritórios tradicionais ou em lugares diferenciados, com movimento de pessoas, fica mais fácil definir onde cada colaborador pode se adaptar melhor.
Isso porque uma das premissas da cultura do trabalho remoto é que nem todos os colaboradores funcionam da mesma forma. Alguns vão preferir trabalhar no escritório, seguindo uma rotina todos os dias no mesmo lugar, enquanto outros podem se sentir muito mais produtivos em um espaço diferente, tendo o contato com novas ideias e possibilidades. E é completamente normal, e até mesmo esperado, que as empresas comecem a considerar cada vez mais as individualidades de seus funcionários, pensando em seu bem-estar e no rendimento para seu negócio.
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