Sabe o que é mais eficaz para o sucesso de um negócio do que conseguir novos clientes? Fidelizar os antigos. Segundo algumas indicações de mercado, conquistar novos clientes custa em torno de sete vezes mais do que reter um cliente antigo. Sabe-se que compradores fiéis são os responsáveis por 80% da receita de uma empresa. Então por que não garantir este relacionamento antes de procurar um novo?
O Customer Success, que significa “sucesso do cliente”, é uma estratégia de mercado que transforma o fluxo de receita de uma empresa. No entanto, para mudar este fluxo, o cliente precisa estar completamente satisfeito com o negócio. Sim, para que uma empresa atinja o sucesso, deve pensar primeiro no sucesso do cliente, e não no seu. E para isso, é preciso entregar sempre soluções diferenciadas do que a proposta inicial.
A estratégia de Customer Success faz com que um simples comprador se transforme em um usuário fiel do serviço diferenciado que só aquela empresa tem a oferecer. Ele fica dependente de um bom serviço prestado e não questionará o valor a ser pago. Neste processo, o lucro da empresa não vem de uma vez só, mas aos poucos, mensalmente.
Quer um exemplo? Hoje em dia não temos mais o costume de comprar dvds, pois temos serviços pagos mensalmente que nos oferecem estes mesmos filmes, quando e onde quisermos, na nuvem, sem precisar de um produto físico. Ou seja, é preciso se reinventar a todo momento. Não há mais a venda de um produto, mas uma fidelização para gerar renda contínua.
Você não pode simplesmente vender um produto e dizer “Adeus, qualquer problema entre em contato”. Não há como deixar de acompanhar o cliente após finalizar o processo de compras. As vendas não funcionam mais dessa maneira. Manter um suporte constante – e em constante mudança – é o que vai fazer com que o negócio se torna necessário, indispensável e rentável.
O sucesso está em fazer a retenção de clientes. E fazer com que eles tenham satisfação com os serviços oferecidos. Com essa visão, o cliente não será mais alguém que vai da prospecção à compra. Ele precisará ser conquistado todos os dias. O processo de vendas deixou de ser um funil e se tornou uma ampulheta em que você vira toda vez que a areia se esgota de um lado.
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