Para vender produtos ou serviços a você, normalmente, as equipes comerciais costumam ser muito empenhadas, dedicadas e atenciosas, não é mesmo? Porém, depois que você realizou a compra, já aconteceu de essa equipe sumir? De você precisar de alguma ajuda e não ter nenhum amparo por parte da mesma empresa que estava tão empenhada em vender? Essa sensação não é nada legal. E é exatamente por isso que você não pode cometer o mesmo erro quando o assunto é o seu negócio.
Aqui entra a real importância de ter um bom pós-venda dentro da sua empresa! Se dedicar a dar suporte ao cliente e a entender onde pode melhorar são pontos fundamentais em um bom atendimento.
Separamos aqui, algumas ferramentas que vão te ajudar a não deixar seu cliente na mão. Se ajeite na cadeira e tenha uma ótima leitura!
Por que é tão importante investir no pós-venda?
Além de manter o seu cliente totalmente satisfeito com o seu serviço e, consequentemente, com a sua empresa, um bom pós-venda gera altos índices de fidelização. Isso faz com que o cliente não troque o seu serviço pelo da concorrência e ainda saiba que pode contar com você em todos os momentos. Não existe nada melhor do que isso para um bom empresário.
Como disse o CEO da Solution, Anderson Romero, “o relacionamento com a nossa carteira de clientes é fundamental para fidelização, fazendo com que todos os clientes se sintam importantes, voltem a comprar e nos indiquem para suas redes de contatos”.
As melhores ferramentas para um bom pós-venda
A Solution mantém um diálogo totalmente aberto com os clientes, o que ajuda, e muito, a mantermos a excelência no nosso atendimento. A seguir, elencamos e explicamos algumas ferramentas que nos ajudam a nunca deixar os nossos clientes na mão. Confira!
Pesquisas de satisfação
Para garantir a qualidade do atendimento da Solution, costumamos enviar pesquisas de satisfação aos clientes após cada uma de suas solicitações efetuadas em nosso sac, além de uma pesquisa trimestral com todos os clientes. Além disso, pontualmente, os setores comercial e de atendimento – que são nossos canais que tem contato diário com os clientes – enviam pesquisas para ouvir as dúvidas e resolvê-las.
Net Promoter Score (NPS)
O NPS é uma métrica de lealdade do cliente calculada com base nas respostas de uma única pergunta feita nas pesquisas de satisfação. Essa pergunta é: “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa a um amigo ou colega?” A resposta para essa pergunta se dá em uma escala de 0 a 10, o que nos permite medir o nível de lealdade dos nossos clientes. Desta forma, atestamos se o pós venda está num nível adequado.
Serviços de manutenção
Determinados serviços e produtos exigem uma manutenção, que se transforma, automaticamente, em pós-venda. Isso ocorre porque se tenho um serviço que é um atendimento associado a um produto, cada contato com o suporte gera ou não satisfação.
Muitos clientes da Solution que vendem produtos como, por exemplo, máquinas e equipamentos de grande porte, necessitam muita atenção durante o pós-venda, na assistência técnica a esses produtos. Para essa necessidade, exclusivamente, a Solution tem produtos específicos que ajudam os técnicos durante o atendimento.
Promoções específicas
Uma boa forma de realizar um pós-venda é trabalhar com promoções específicas, estabelecendo o lançamento de produtos, criando um programa de fidelização e, até mesmo, oferecendo brindes ao cliente, no sentido de fidelizá-lo.
Quando o assunto é promoção, é importante ressaltar que as promoções têm como objetivo principal promover um produto ou serviço, e não apenas dar um desconto no preço final. Afinal, nós estamos no mercado não para vender, mas sim para atender com excelência.
SAC
Por meio do nosso SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), nós conseguimos monitorar a resolução dos problemas apresentados pelo cliente, além de observar detalhes sobre como foi o atendimento realizado a ele..
Customer Success
Essa área ou profissional responsável tem por objetivo acompanhar o desempenho do seu produto ou serviço e, claro, solucionar os problemas do cliente, deixando ele sempre totalmente satisfeito.
Quando não for possível ter um responsável pelo sucesso do cliente, uma ligação de um gerente torna possível levar o mesmo sentimento: de que alguém está olhando individualmente, se preocupando e resolvendo suas demandas.
Sistemas de CRM
Os sistemas de CRM (Customer Relationship Management) são ferramentas um pouco mais específicas que ajudam a automatizar e facilitar a obtenção de indicadores de desempenho da sua equipe e integrar as atividades do time com outros sistemas, como, por exemplo, o ERP. A ferramenta de CRM que indicamos aos nossos clientes é o Campos Dealer. Ele permite a realização do atendimento ao cliente, gestão de tarefas, serviços de manutenção, dentre outros serviços para garantir que o cliente final seja bem atendido e, consequentemente, fidelizado.
O uso dessas ferramentas irá, sem dúvidas, te ajudar a entender melhor o que seus clientes pensam sobre o seu atendimento e sobre os seus serviços, te ajudando a resolver problemas internos e a fidelizar o consumidor. Você já utiliza, ou já utilizou, alguma das ferramentas citadas anteriormente? Conte para gente, deixe seu comentário aqui nesse post!