Você já parou para pensar quantas tecnologias estão surgindo e se colocando à nossa disposição nos últimos tempos? Artificial Intelligence , Internet of Things, Data Science, e tantas outras.
Como elas podem acrescentar em nossas vidas? E como podem ser integradas ao sistemas que já conhecemos, como o ERP?
Hoje nós vamos falar sobre tudo isso, mas antes, vamos lembrar o que é cada uma dessas tecnologias!
Internet of Things (IoT)
O conceito é do inglês e tem tradução literal para Internet das Coisas. O nome faz jus à sua aplicação, pois consiste em conectar objetos físicos que estão em nosso cotidiano à internet. A tecnologia se tornou rapidamente uma das mais importantes do século, devido às suas inúmeras possibilidades.
Os objetos do cotidiano a que nos referimos podem ser eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas, lâmpadas, entre tantos outros. A sua aplicabilidade pode ser fofa e simples, como para brinquedos de criança, por exemplo, ou pode ser séria, como um carro autônomo.
Partimos da ideia de que, para funcionar, a conexão da Internet deve ser com um objeto físico. Tudo que será necessário se resumirá em um sistema de computação, armazenamento em nuvem, uma base de dados e tecnologias móveis. Com a conectividade os sistemas podem gravar, monitorar e ajustar as interações entre eles.
Como dissemos, as possibilidades de conexões e usabilidade são extensas. Um exemplo é a IoT industrial, que nada mais é do que a aplicação da Internet das Coisas para o ambiente industrial.
No agronegócio, e principalmente quando associado a outras tecnologias, podemos ver soluções para telemetria, meteorologia, monitoramento na criação de animais, imagens de satélite e até videomonitoramento.
Na telemetria, o monitoramento de máquinas agrícolas como tratores é essencial para localização, rotação do motor, manutenção preditiva e ainda o consumo de combustível. Essas informações ajudam, e muito, na tomada de decisões do gestor.
A IoT fornece um grande número de dados coletados que, integrados ao ERP, podem ser centralizados nele, direcionando as tomadas de decisões para caminhos mais assertivos.
Artificial Intelligence (AI)
A Artificial Intelligence, ou Inteligência Artificial, é um conjunto de sistemas ou máquinas criados para simular a inteligência humana, por meio de redes neurais artificiais, algoritmos e sistemas de aprendizado.
Assim como a IoT, a Artificial Intelligence pode ser aplicada em várias formas, como em chatbots e assistentes inteligentes. Ela está presente, inclusive, nos mecanismos de recomendação de programas com base em seus hábitos.
Recentemente ela ainda vem sendo testada para auxiliar no controle e redução de roubo de carros em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Para entender melhor, a AI permite que os sistemas tomem decisões de forma independente, precisa e baseada em um banco de dados digital.
Integrado ao ERP, a AI pode substituir as atividades manuais, deixando os colaboradores com um tempo maior para desempenhar outras tarefas mais complexas. Além disso, ainda é possível diminuir a incidência de falha humana quando a AI passa a executar ações repetitivas.
Data Science
Podemos definir a ciência de dados como o conjunto de matemática, programação, estatística, machine learning (ou aprendizagem da máquina) e a solução de problemas. Além disso, ainda é preciso ter a habilidade de selecionar, preparar e alinhar os dados coletados.
Em outras palavras, a Data Science é, basicamente, a análise e interpretações de dados visando a solução de problemas. Assim, os produtos da ciência de dados são gráficos e dashboards que permitem uma visão mais clara sobre a situação do negócio.
Para visualizar como Data Science funciona, imagine quantos dados a sua empresa gera diariamente? Mesmo que a empresa seja de porte pequeno, são diversas informações todos os dias, devido às operações e tudo o que as envolve.
Com a ciência de dados você pode, por exemplo, ter uma previsão de demanda, afinal, os dados gerados sobre vendas tendem a ser maiores em concentração. A previsibilidade de erros também pode ser facilmente colocada na conta de Data Science integrada ao ERP.
A inovação do ERP nesse contexto
Um ERP tem a principal função de auxiliar a empresa a melhorar processos internos, otimizando o tempo dos colaboradores, diminuindo riscos de falhas e tornando as decisões menos complicadas para o gestor.
O futuro do ERP caminha junto com a evolução tecnológica. Aliando processos já existentes, como IoT, AI e Data Science, as soluções para a empresa ficam ainda melhores e mais especializadas.
Na telemetria, como comentamos antes, a coleta de dados é aprofundada, trazendo informações como distância, temperatura, combustível usado, entre tantas outras questões que podem ser personalizadas para o seu negócio.
Após a coleta, os dados passam pelo processo de análise sendo transformados em insights relevantes e inteligentes para a empresa.
Um exemplo de aplicabilidade é quando é detectado manutenção preventiva do maquinário, o que evita danos maiores, ajustando o que precisa antes de que ele estrague.
Já a produção de alimentos envolve diretamente as mudanças e condições climáticas, pois elas influenciam na produtividade do sistema.
Com sensores climáticos e medidores de irradiação de raios violeta, os produtores conseguem ter dados muito mais precisos sobre tudo o que é relevante. Isso inclui o clima do local de plantio, a medição de insumos e o controle das decisões sobre em geral, como intensificar ou não a irrigação da plantação.
Os exemplos são inúmeros, pois as aplicações das novas tecnologias no sistema de gestão empresarial permite diferentes usabilidades, que variam de acordo com o segmento em que a empresa está inserida.
Aqui na Solution nós estamos sempre pensando à frente, visualizando oportunidades em novas tecnologias que estão emergindo. Por isso, constantemente adaptamos nosso ERP para que possa ser integrado com as novidades do mercado, facilitando ainda mais a tomada de decisões de nossos clientes!
O que acha de entrar em contato com a nossa equipe de especialistas? Estamos disponíveis para te ajudar!