Sobre a Aliare

Loja de pneus: saiba como melhorar a gestão em poucos passos!

Tempo de leitura: 4 minutos
loja de pneus

Gerenciar uma loja de pneus é tão desafiador quanto gerenciar qualquer outro modelo de negócio. Existe competitividade, o preço das peças e demais produtos podem variar bastante, e ainda há as questões ligadas às demandas, que podem diminuir ou aumentar conforme flutuações de mercado. 

Por ter tantos desafios, é importante que os líderes saibam tudo sobre gestão e como aplicar esse conhecimento na prática, a fim de trazer retornos expressivos e consistentes.

Neste artigo mostramos tudo que é preciso saber para gerenciar uma loja de pneus, desde o conceito, até dicas que simplificam a prática. Boa leitura!

O que é gestão?

A gestão é um termo que se refere ao ato de gerenciar, administrar ou dirigir uma empresa ou atividade. Envolve uma série de procedimentos diferentes, que vão desde o planejamento estratégico até a avaliação de indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs.

A gestão é a grande responsável por fazer uma empresa crescer de forma sólida e obter bons ganhos. Quando realizada erroneamente, pode prejudicar o sucesso dos negócios, levando um empresários a perdas financeiras e, em casos mais extremos, falência. 

Por que a loja de pneus precisa ter uma boa gestão

Assim como qualquer outro modelo de negócio, a loja de pneus também requer um bom gerenciamento. Afinal, é por meio dessa prática que o dono da loja vai conseguir reduzir seus custos, melhorar a eficiência operacional, tomar decisões mais inteligentes e aumentar a margem de lucro sobre as vendas.

Caso o empresário não faça uma gestão eficaz e deixe a prática em segundo plano, ele pode:

  • Perder desempenho, uma vez que informações, processos e produtos ficam desorganizados;
  • Afetar a qualidade dos serviços, já que a preocupação com a empresa não o deixa focar na execução das atividades e no atendimento ao cliente;
  • Sofrer problemas financeiros, uma vez que não sabe quanto entra e sai do caixa, nem quanto recurso tem disponível para investir;

Prejudicar o relacionamento com clientes e fornecedores, já que pode perder prazos de pagamento e realizar cobranças indevidas.

Como realizar a gestão em uma loja de pneus

Muitos empresários acabam deixando de priorizar a gestão porque acreditam que a prática é complexa e requer muito tempo. Eles não estão necessariamente errados, mas é possível fazer um bom controle por meio de 7 etapas:

1- Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um documento que possui todas as metas da empresa e as ações necessárias para alcançar esses objetivos. Tratando-se da loja de pneus, temos como exemplos de metas:

  • Aumentar a venda de pneus em 30% (para isso, será necessário investir em marketing e atração de novos clientes); 
  • Reduzir os custos de operação em 25% (para isso, será preciso renegociar com fornecedores, adotar práticas mais conscientes no uso de recursos, entre outros). 

2- Seleção de produtos

A loja de pneus sobrevive da qualidade dos produtos e serviços, portanto, é necessário que os líderes selecionem um bom catálogo, de modo que os itens atendam às expectativas do cliente, tenham um preço justo e forneçam segurança. 

3- Controle de estoque

Após a seleção de produtos, será preciso manter as peças e demais componentes adquiridos armazenados. Assim que for feita a alocação de todos os itens no estoque, os gestores precisam também controlar a movimentação dos produtos, atualizando as entradas e saídas para garantir a disponibilidade dos itens e atender a demanda.  

4- Precificação

Os líderes também precisam fazer a precificação correta dos produtos e serviços, de modo que o valor obtido com as vendas seja capaz de arcar com os gastos no mês e ainda assim gerar lucratividade. 

Para fazer o preço de vendas, é necessário considerar todos os custos e despesas (diretos, indiretos, fixos e variáveis), estabelecer uma margem de lucro, e acompanhar o mercado.   

5- Controle de fluxo de caixa

Além do planejamento estratégico, seleção de produtos, controle de estoque e precificação, o dono da loja de pneus também precisa administrar bem o fluxo de caixa para acompanhar de perto todas as entradas e saídas de dinheiro. 

Isso é importante para planejar suas finanças e investimentos, e garantir recursos para o pagamento de contas, dívidas e empréstimos. 

6- Atendimento ao cliente e pós-vendas

A satisfação do cliente é a grande responsável por gerar mais vendas e reconhecimento para a loja de pneus. Assim sendo, os profissionais precisam definir também padrões, como tempo de resposta e linguagem adequada para proporcionar uma boa experiência, e investir em tecnologia para otimizar o atendimento no pré e pós-vendas. 

7- Análise de indicadores

Uma tomada de decisão estratégica e inteligente requer o uso de dados. É por meio dos números que os gestores vão identificar gargalos de operação, quais áreas da empresa requerem melhorias, e quais ações precisam ser colocadas em prática para reduzir custos e aumentar vendas. 

Dicas para simplificar a gestão

Agora que já falamos sobre o que é gestão, por que a loja de pneus precisa realizar um bom controle e quais são as etapas do gerenciamento, veja as dicas que preparamos para simplificar ainda mais a prática. 

  • Faça inventários periódicos: isso vai ajudá-lo a manter o estoque sempre atualizado, e impedir que sua loja sofra com estoque obsoleto ou deixe faltar produtos;
  • Padronize processos: por meio da padronização você pode melhorar a performance da equipe, que passa a desempenhar as funções mais rapidamente e com menos incidência de erros;
  • Automatize operações com tecnologia: ao investir em ferramentas tecnológicas, você consegue obter mais tempo para focar no que realmente importa: o cliente. Isso porque a tecnologia passa a realizar tarefas que até então exigiam mão de obra humana.
  • Treine a equipe: a qualidade do atendimento depende do quanto sua equipe entende do produto e do mercado de atuação. Por isso, invista em qualificação técnica e treinamentos para que cada integrante saiba atender ao cliente e esclarecer dúvidas. 

Preparado para aplicar as dicas na sua loja de pneus e melhorar o gerenciamento? 

Se gostou desse conteúdo, continue acompanhando o nosso blog para se manter atualizado sobre assuntos que envolvem a gestão e tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados