Você sabe o que é Marketing Digital? Esse termo é muito utilizado atualmente, portanto, seu real significado acaba se confundindo algumas vezes. Independentemente disso, não são muitas as empresas que realmente aproveitam tudo aquilo que o Marketing Digital pode oferecer e revolucionar dentro do seu negócio.
O Marketing Digital envolve diversas estratégias para a sua empresa, seja para atrair mais clientes, para construir uma imagem positiva do seu negócio no meio digital, ou ambos. Sendo assim, é possível imaginar o tamanho da importância dessas ações, correto?
No artigo de hoje, nós vamos dar uma breve introdução sobre o que é o Marketing Digital e explicar algumas formas de você utilizá-lo dentro da sua empresa para aumentar os lucros do seu negócio, afinal, já passou da hora de você melhorar a forma que se relaciona com os seus clientes.
Fique atento a todas as nossas dicas e nos conte o que vai mudar dentro da sua empresa. Boa leitura!
Afinal, o que é Marketing Digital?
O Marketing Digital é um conjunto de ações que buscam promover produtos, serviços ou uma marca por meio de mídias digitais, ou seja, são todas as suas ações de marketing realizadas em ambiente online.
Agora é a hora de você parar por um minuto e pensar: o que sua empresa tem feito pela própria imagem dentro da web? Isso é Marketing Digital, ou novo marketing, como alguns preferem chamar.
Como dito anteriormente, o Marketing Digital é um conjunto de diversas ações. Nós vamos te explicar a seguir algumas das ações que são mais eficientes dentro dessa estratégia.
Persona: Quem é o seu público-alvo?
Antes de começar a pensar em qualquer ação de Marketing Digital, é imprescindível que você conheça o seu público-alvo. Para isso, é utilizada a persona. Persona nada mais é do que uma personificação do seu público, ou seja, aquelas pessoas ou empresas que tem o perfil para comprar o seu produto ou consumir o seu serviço.
Se a sua empresa ainda não tem uma persona definida, já passou da hora de você criar, afinal, se você não conhecer o seu público, como vai atingi-lo? A melhor forma de fazer isso, é por meio de pesquisas de perfil com os seus clientes atuais. Algumas das perguntas que recomendamos fazer nessa pesquisa, caso seus consumidores sejam pessoas físicas, são:
- Gênero;
- Idade;
- Renda;
- Cidade;
- Tipo de moradia;
- Nível de escolaridade;
- Profissão;
- Hobbies;
- Quais redes sociais mais acessa.
Já no caso de os seus clientes serem pessoas jurídicas, recomendamos as seguintes perguntas:
- Porte da empresa;
- Número de funcionários;
- Área de atuação;
- Local de atuação.
Preparado para começar a atuar em estratégias que vão revolucionar o seu negócio?
Sua empresa precisa captar leads!
Captação de leads é outra ação do Marketing Digital que pode fazer a sua empresa decolar. Caso você ainda não saiba, os leads são aqueles contatos de pessoas que têm interesse em algum dos seus produtos/serviços, e eles podem ser conquistados de diversas maneiras. Para captar leads, você pode criar uma Landing Page (um site com o objetivo único de captar esses contatos) ou oferecer algum conteúdo em troca do contato desses potenciais clientes como, por exemplo, um e-book gratuito.
Construir uma agenda de pessoas interessadas no seu serviço pode ser mais importante do que você imagina!
Marketing de Conteúdo
Uma das ações de sucesso utilizada por diversas empresas é o Marketing de Conteúdo. Essa estratégia é aproveitada, principalmente, por aquelas marcas que possuem blogs. Nos blogs, é recomendado postar artigos ou conteúdos que atraiam novos clientes ou pessoas interessadas nos assuntos tratados, por isso, é importante postar textos de temas relevantes para a sua persona.
Investindo em um bom conteúdo para o seu site, as chances da sua empresa ser encontrada por potenciais clientes aumenta muito!
Por que a minha empresa deve aderir ao Marketing Digital?
Agora que já citamos alguns exemplos de ações que o Marketing Digital abrange, é possível que você tenha tirado algumas conclusões do porquê dessa estratégia ser tão importante para a sua empresa. Caso ainda não tenha percebido a importância desse conjunto de ações, vamos te explicar como ele pode alavancar o seu negócio!
O Marketing Digital, como já citado anteriormente, é utilizado para promover marcas ou divulgar produtos e serviços na internet. Porém, o resultado dessas ações não é 100% garantido, visto que você precisa dedicar tempo e esforço para que a estratégia atinja o resultado desejado.
Caso a sua empresa esteja disposta a investir tempo e dinheiro no Marketing Digital, é fundamental que muitas horas sejam dedicadas para pesquisas e estudos, o que vai aumentar a chance dos seus resultados desejados serem atingidos. Ter uma equipe trabalhando totalmente focada nessas ações também vai aumentar, e muito, as suas chances de conseguir lucrar mais utilizando o Marketing Digital.
A principal importância de investir nessas estratégias é que, com ações digitais, a sua empresa ficará mais conhecida e, o mais importante, pelas pessoas certas. A sua empresa precisa ser vista para ser lembrada e, na nossa opinião, essa estratégia é a melhor maneira de isso acontecer.
A Solution e o Marketing Digital
Nós da Solution estamos sempre trabalhando para ajudar na evolução do seu negócio. Sendo assim, não poderíamos deixar de facilitar a atuação da sua empresa junto ao Marketing Digital.
Nós criamos controles dentro de nossos softwares para que você consiga associar receitas e despesas a determinadas campanhas. Por exemplo, se você vai participar de uma feira, no sistema consegue controlar tanto as entradas, quanto as saídas.
Além disso, permitimos a vinculação de ferramentas de captação de leads ao sistema, para que você consiga administrar contatos e ainda analisar de onde eles vieram.
Essas foram algumas dicas e facilidades da Solution para a sua empresa crescer. Deixe um comentário nos contando o que achou e confira todas as nossas possibilidades de ajudar o seu negócio a decolar!