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Marketplace no Agro: investir ou não investir?

Tempo de leitura: 3 minutos

As novas tecnologias estão ocupando espaços cada vez maiores em nossas vidas. Impulsionadas principalmente pelo isolamento social forçado que vivemos na pandemia do covid-19, as empresas passaram a se atualizar para conseguirem passar por esse período sem serem prejudicadas. 

Assim, quem antes tinha um espaço físico e presencial para comercializar seus produtos, encontrou nos marketplaces um local novo e seguro para continuar vendendo, só que agora pela internet. 

Mas, isso é válido para todos os segmentos, incluindo o agronegócio? Neste post blog nós vamos te contar se vale ou não a pena investir em um marketplace para esse setor! 


Traduzindo o marketplace 

Antes de tudo, você sabe o que é um marketplace?

De forma bem exemplificada, imagine um shopping ou uma galeria, com várias lojas disponíveis para você entrar e comprar o que quiser. Agora, é só levar esse lugar para o mundo virtual!

Esse é o conceito de marketplace: um espaço virtual que pode ser acessado por meio da internet, com diversas lojas, produtos e serviços.

E o raciocínio é o mesmo, independentemente do setor ou segmento que está vendendo. O marketplace é um lugar de encontro, onde vendedores e compradores estão livres para fazerem negócios. 

Você com certeza já ouviu falar em marketplace. Hoje, alguns dos maiores que temos são Magazine Luiza, Mercado Livre e Amazon. Esses são espaços amplos em que você encontra diferentes produtos e serviços para comprar. 

Assim, nesses espaços ambos os lados são beneficiados. Os consumidores podem facilmente comparar preços e ver avaliações de outros clientes, e os vendedores têm lugar para divulgar seu trabalho em uma grande vitrine virtual, podem ampliar a cartela de clientes. 


O agronegócio no marketplace

Você sabia que existem marketplaces totalmente voltados para o agronegócio? 

Sim! Essas são espaços dedicados a divulgar produtos do agro, sem ter a interferência de outros segmentos no meio, como acontece nos grandes espaços que citamos antes. 

Como você deve imaginar, a grande vantagem desses locais é que tem um público completamente segmentado para o agronegócio. Ou seja, se a pessoa entrou nesse marketplace é porque está buscando algum produto do meio, e as chances de efetivar a compra são muito maiores. 

Mas, você também deve ter percebido que entre os exemplos de marketplaces que citamos não há nenhum focado especialmente no agronegócio. Isso acontece porque, enquanto em outros países essa já é uma realidade, no Brasil ainda é uma novidade.

A forma de negociar no ambiente online produtos agrícolas está se “digitalizando” apenas nos últimos anos, muito diferente das demais indústrias. E um dos motivos para isso acontecer é que no agro não há fatores emocionais e questões de impulsividade que influenciem nas compras. 

Você pode comprar uma roupa mesmo sem estar precisando. Ou então adquirir um novo livro porque eles nunca são demais. No entanto, só compra uma semente ou um produto químico quem realmente precisa e vai usar. 

Ainda que existam muitos desafios a serem enfrentados, o marketplace agro é uma oportunidade para vender commodities, insumos e também para negociar transporte e logística. 

Dessa forma, é possível otimizar tempo e os custos, pois o processo de resolução de contratos entre o produtor e a agroindústria é agilizado.


Benefícios de ter os seus produtos em um marketplace

Agora que nós já explicamos tudo sobre marketplaces no agro, chegou a hora de conhecer os benefícios de ter o seu negócio em um desses espaços! 


Mais visibilidade 

Qualquer produto ou serviço que tenha uma presença digital terá muito mais visibilidade se comparado aos que não estão no online. 

Como o espaço é aberto para diferentes cidades e estados, o seu produto passará a ser conhecido por mais pessoas do que o usual, considerando que em uma loja física você só recebe a visita de pessoas e empresas da região.


Mais vendas

Esse é um benefício que se mostra em decorrência do primeiro. Se você é mais visto, as chances de vender mais são muito maiores, não é?

Ampliando horizontes e expandindo para outros locais, o online te permite aumentar a cartela de clientes e, naturalmente, a quantidade de produtos que são vendidos.


A plataforma cuida de tudo

Uma das maiores preocupações quando falamos em vendas é a captação de clientes. Com um marketplace, você não precisa se preocupar com estratégias de divulgação e visibilidade, pois a plataforma é que cuida de tudo. 

Inclusive, ela também fornecerá informações sobre o perfil dos clientes, quais são os produtos mais vistos e os mais comprados, informações valiosas para você saber se precisa fazer algum ajuste na precificação ou algo assim. 

Outras funções disponíveis dizem respeito aos produtos a serem enviados, quais foram entregues, chat com o cliente e área de avaliação.


Investir ou não investir?

Depois de todas estas informações que trouxemos, você já pode identificar se deseja ou não entrar em um marketplace. Esses ambientes são muito vantajosos, principalmente se você deseja expandir a empresa, crescer por meio da visibilidade e aumentar o número de vendas. 

E então, você vai investir?

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