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Produtividade nas vendas: como o CRM e a Força de Venda podem te ajudar

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabe se a sua empresa está operando com a máxima produtividade possível? E quanto ao setor de vendas, ele conta com processos otimizados?

A prioridade de muitas empresas é o aumento da performance dos colaboradores e das operações. Essa é uma meta corporativa para sobreviver a um mercado que está sempre crescendo e ganhando mais competitividade. E é sobre a produtividade nas vendas que nós vamos falar hoje. Será que o ideal é aumentar a equipe e as horas trabalhadas ou melhorar o sistema de vendas?

Produtividade nas vendas: entenda o que significa

A produtividade em vendas é constituída por formas de melhorar seus resultados no setor, tentando evitar aumentar gastos ou a carga de trabalho. Hoje entendemos que a produtividade está atrelada a individualidade de cada setor, por isso, para obter resultados mais assertivos, o ideal é olhar para a empresa como pequenas peças-chave.

Aqui nós vamos ter dois pilares importantes, formados por gestores e vendedores. Afinal, mais do que uma equipe dedicada, é preciso ter um líder que esteja em sintonia. Para fazer uma empresa funcionar e conseguir ter mais produtividade no setor de vendas, é imprescindível que o gestor seja um bom líder, conheça quem trabalha junto e seja observador.

O gestor precisa não só ter noção, mas conhecer a fundo o que faz cada setor trabalhar de maneira mais eficiente. Isso inclui saber quais são as necessidades específicas e as rotinas dos seus profissionais. Mas ninguém pode fazer tudo sozinho, por isso, também precisa ter ao seu lado ferramentas que ajudem na gestão e controle de todas as etapas, captando informações importantes que podem escapar no dia a dia.

Além disso, para complementar o conceito de produtividade em vendas, temos a força de vendas, que está relacionada com estratégia de vendas, negociação inteligente e conhecimento da oferta por parte da equipe de vendedores. De uma forma geral, são profissionais que estão preocupados em garantir o sucesso do cliente. Por vezes pode ser confundida com uma equipe de vendas usual, mas a força de vendas se diferencia por estar mais centrada em garantir a satisfação do cliente.

Aqui é importante diferenciar dois pontos: o conceito de força de vendas e o módulo Força de Venda da Solution. O primeiro é para definir um grupo de profissionais que descrevemos acima, que estão voltados ao cliente. Já o módulo Força de Venda é uma das ferramentas para acompanhamento e gestão da força de vendas no Agronegócio. Dentre as suas funções, ele gera gráficos de desempenho da equipe de vendas e funil de vendas.

Para te ajudar a aumentar a produtividade em vendas, vamos te explicar os três pilares para uma empresa ser mais eficiente e como você pode acelerar as vendas. Confira!

Pilares para ter uma empresa mais eficiente

Você conhece os pilares essenciais para garantir eficiência em uma empresa? Existem muitos outros, é claro, mas hoje separamos três principais para que você fique atento e tenha um controle maior sobre a gestão do negócio.
Vale ressaltar que nesse texto estamos falando especificamente sobre vendas, mas alguns dos pilares servem para outros setores da empresa. Basta aplicar à sua realidade e à rotina do negócio para obter bons resultados.

Agora, vamos aos três pilares:

  1. Pessoas: Empresas trabalham com pessoas, e aqui estamos falando especialmente sobre os vendedores, que possuem diferentes perfis de trabalho, geralmente muito singulares. O gestor precisa saber se eles têm o perfil necessário para desempenhar a função de vendedor, além de entender de que forma eles trabalham e quais são suas capacidades diárias. Dentre as muitas razões que levam um gestor a precisar conhecer seus funcionários, uma das que mais são visíveis é o papel de motivar a equipe. É o gestor quem deve encorajar os vendedores para que eles atinjam maior produtividade. Esse é um recurso muito válido para toda a empresa, mas principalmente para as vendas.
  2. Gestão: Como já falamos antes, de nada adianta ter uma equipe dedicada, uma verdadeira força de vendas, sem um bom gestor, que incentive e esteja disposto a, juntos, melhorarem os resultados. Apenas uma liderança eficiente consegue levar o time aos melhores resultados, afinal é o gestor que vai impor o ritmo e monitorar as ações necessárias para uma maior produtividade em vendas.
  3. Tecnologias: Sempre comentamos aqui no blog da Solution que ignorar as tecnologias que estão surgindo significa ficar para trás em relação a outras empresas. Existem muitos processos que já podem ser substituídos pela automação, então por que não otimizar? Isso dará ao vendedor mais tempo para se dedicar ao cliente, compreendendo qual é o produto ou serviço mais adequado para solucionar seu problema, e evitando perda de tempo com processos manuais.

CRM e Força de Venda: grandes aliados da sua empresa

Lembra do que dissemos sobre um gestor precisar ter ao seu lado ferramentas que auxiliem nos processos? Então, o CRM é uma delas. Com o Customer Relationship Management você ganha em estratégia de negócio, armazenamento de informações dos clientes, estrutura do funil de vendas e na cultura organizacional da empresa.

O CRM da Solution é perfeito para te ajudar a gerenciar o relacionamento com o cliente e acompanhar o funil de vendas. Através de um cadastro completo, ele consegue fornecer informações para todos os departamentos da empresa, além de ter pesquisa de satisfação com script personalizado, agenda online com as visitas dos vendedores e acompanhamento dos status de negociações. Tudo registrado a cada contato com o cliente ou prospect.

O CRM é integrado ao módulo Força de Venda, uma automação que acaba sendo uma alavanca na produtividade da empresa, pois é responsável pelo acompanhamento e gestão da força de vendas no Agronegócio. Com ela é possível reduzir o ciclo de vendas, tendo um controle maior sobre todos os processos envolvidos. Assim, a equipe de vendas se torna mais apta a gerenciar negociações, pois conhece de maneira precisa o seu cliente.

Além de todos os benefícios, eliminar os processos manuais é ainda mais vantajoso para a empresa. Nada de planilhas impressas ou agendas individuais para registrar o histórico de contato com cada cliente. Com o CRM e o Força de Venda você pode reunir em um único local todas as informações de prospects, clientes e leads. O software pode ser alimentado através de várias fontes e integrar todos os departamentos da empresa ao ciclo de vida do cliente, do pré ao pós-venda.

As vantagens que o CRM integrado ao Força de Venda te proporcionam:

  • Te ajudam a elevar o nível da gestão, controlar gastos e gerenciar metas;
  • Coletam e armazenam informações do cliente, como visitas realizadas e satisfação do cliente, com dados tabulados em tempo real e demonstrados com o auxílio de gráficos estatísticos;
  • Geram um funil de vendas estruturado, permitindo um acompanhamento de todas as etapas dele.

É dessa forma que o conjunto de soluções do CRM e do módulo Força de Venda da Solution consegue te ajudar a ter uma gestão muito mais eficiente. Analisando os três pilares que destacamos e somando ao uso das ferramentas você poderá ter uma maior produtividade nas vendas!

Aproveite para conferir outras dicas que separamos sobre como aumentar a produtividade de vendas, incluindo estabelecimento de prioridades e teste de possibilidades, clicando aqui!

Quer saber mais sobre o CRM Força de Vendas da Solution? Entre em contato conosco!

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