Sobre a Aliare

Search
Close this search box.

Qual a melhor maneira de realizar backup de arquivos importantes?

Tempo de leitura: 3 minutos

Já imaginou perder todos os arquivos importantes da sua empresa? 

Pode acontecer por uma pane no sistema, um descuido humano ou uma máquina que precisa de manutenção. Os motivos, apesar de variados, podem acontecer a qualquer momento, com qualquer empresa. 

E nenhum gestor está disposto a perder documentos importantes, seja qual for a origem do problema, certo? 

Buscando uma forma de te ajudar, separamos algumas dicas de backup que você pode fazer na sua empresa e, assim, garantir que os documentos e informações estejam a salvo! 

Entenda o que é backup 

Antes de tudo, você sabe o que é backup?

O termo do inglês significa uma cópia de segurança. Ele pode ser feito com qualquer tipo de material, documento, foto, vídeo, cartão de memória, pasta de arquivo, enfim, tudo o que você achar que tem necessidade de guardar uma cópia. 

A diferença para uma cópia normal, como as que estamos acostumados a fazer em documentos empresariais importantes, é que o backup não é feito com materiais físicos, e sim digitais. 

Então o seu armazenamento acaba sendo muito mais simples do que juntar grandes pastas de arquivos. 

E em caso de perda por algum motivo, a empresa terá essa cópia de segurança de todos os documentos que contenham informações importantes! 

Para fazer o backup, a empresa pode optar por algumas opções em formatos diferentes, como vamos explicar a seguir. 

Backup na nuvem 

Este tipo de backup é o mais utilizado nos dias de hoje. 

Trata-se de serviços on-line, disponíveis gratuitamente em um tamanho limite. São serviços como Google Drive, One Drive e Dropbox, além de outras opções. 

E se você precisar de mais espaço de armazenamento, pode optar por uma versão paga. A maioria dos serviços apresenta as versões premium. 

A grande vantagem do backup na nuvem é que ele não ocupa espaço físico na empresa. Além disso, você ainda pode acessar quando e onde quiser, afinal, os acessos podem ser feitos pelo aparelho celular. 

No entanto, vale ficar atento às questões de segurança, como autenticação em dois fatores e controle dos acessos. 

Garanta que apenas as pessoas necessárias consigam acessar esses arquivos, pois se estão em backup é porque são importantes para a sua empresa. 

Backup no pendrive 

Essa é uma opção de backup que pode funcionar para os que não são muito adeptos da tecnologia. 

Hoje o pendrive é pouco usado, mas ainda é uma opção cabível. 

Uma das vantagens é que ele ficará sempre em mãos confiáveis. O único cuidado que se deve ter é que ele não seja perdido. 

A desvantagem é que, para acessar o backup, você precisará ter o pendrive consigo. Mas ainda assim, é uma opção a ser considerada. 

Backup no HD

Essa alternativa é bastante similar à anterior, mas pode ser mais vantajosa se os arquivos guardados forem mais pesados. 

Isso porque o HD tem um espaço maior de armazenamento, e como backup, tende a funcionar muito bem. 

Esse HD pode ser interno, ou seja, estar dentro de um notebook ou computador, ou pode ser externo, como um item que deve se conectar a uma máquina para poder acessar os arquivos. 

Diante das possibilidades, caso você escolha o HD para o backup, prefira o HD externo. Assim, você terá todos os arquivos importantes em um mesmo aparelho e poderá acessar ele em qualquer máquina. 

Por outro lado, a desvantagem do HD é que ele é um aparelho físico, portanto, para conseguir abrir os documentos, precisará estar com ele no momento. 

Backup em dispositivos móveis

O Backup em dispositivos móveis funciona bem também. Você pode ter um smartphone ou tablet disponível só para ser utilizado como Backup.

Mas é preciso ter cuidado com quem terá acesso ao dispositivo.

Backup NAS

Para começar, o NAS significa Network Attached Storage  ou Armazenamento conectado à rede.

Como sua tradução já explica, o NAS funciona como um servidor físico conectado à uma rede e é totalmente dedicado para receber backups. Como todo sistema, ele possui vantagens e desvantagens, especialmente quando pensado em grandes empresas.

O NAS gera a possibilidade de fazer backup de diversas máquinas ao mesmo tempo, gerando dessa forma menos trabalho. Entretanto, o custo desse tipo de solução é alto e, ainda assim, os discos rígidos estão sujeitos a falharem em algum momento.

Cabe à equipe de gestão decidir qual meio se adapta melhor à realidade da empresa, se é melhor utilizar Backup online ou offline. 

Mas é imprescindível que toda empresa possua um sistema de Backup para sua segurança e de seus clientes para evitar o vazamento ou perda de dados importantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados