Sobre a Aliare

Sistema de gestão: saiba escolher o melhor para a concessionária agrícola

Tempo de leitura: 4 minutos
sistema de gestão

Quer melhorar a gestão e otimizar os processos da sua concessionária agrícola? Você precisa do apoio de uma boa ferramenta, como um sistema de gestão integrado!

No entanto, diante tantas opções de ERPs disponíveis, pode ser que você se depare com um impasse: “Como escolher o melhor software para as necessidades específicas da sua concessionária?”

Para esclarecer essa dúvida e ajudá-lo a fazer a escolha mais segura, mostramos neste artigo quais funcionalidades são indispensáveis em um bom sistema de gestão. Acompanhe!

Mas, antes, o que é um ERP?

Antes de mostrarmos as funcionalidades indispensáveis de um bom ERP, é importante recapitularmos como a tecnologia funciona e por que ela é tão necessária em uma concessionária agrícola.

ERP, sigla para “Enterprise Resource Planning”, é um sistema de gestão integrado que, diferente das ferramentas mais antigas de gerenciamento, foi desenvolvido para automatizar processos e unificar dados, pessoas e departamentos em um só lugar. 

Antigamente era comum ver os setores atuando de forma descentralizada, com cada departamento executando as operações de uma maneira, sem seguirem um padrão, correto? O ERP é a tecnologia que veio para desconstruir essa estrutura de trabalho, proporcionando um ecossistema único onde todos interagem, se comunicam e realizam suas atividades.

Por que o sistema de gestão ERP é importante para as concessionárias agrícolas?

Desde que o comportamento do consumidor mudou, empresas começaram a reformular seus métodos tradicionais de trabalho para conseguir atender às demandas e novas expectativas. 

No caso do cliente rural, isso não foi diferente. As concessionárias agrícolas também começaram a mudar seus processos internos, e ainda agora estão buscando formas de se tornarem mais ágeis e prestarem um atendimento que realmente faça o produtor rural se tornar fiel.

Mas não é só para garantir a satisfação do consumidor que empresas estão reformulando seus métodos de trabalho. Gestores também estão percebendo a urgência de otimizar suas operações para reduzir custos de operação e aumentar a performance dos times, de modo a impactar positivamente o financeiro e a competitividade empresarial.

As concessionárias agrícolas que se mantêm presas aos métodos tradicionais precisam, hoje, competir com outras empresas do nicho, muitas vezes mais tecnológicas e ágeis. Isso torna a permanência da concessionária no mercado um verdadeiro desafio, uma vez que pode, em algum momento, ficar incapaz de atender os clientes e as demandas com a agilidade e qualidade que o mercado atual exige. 

O sistema de gestão ERP é uma tecnologia que prepara empresas de diferentes nichos para o futuro, integrando seus processos e automatizando operações manuais que tomam muito tempo e dinheiro. É a ferramenta que torna as empresas como as concessionárias mais inteligentes para tomar decisões embasadas por meio de dados e indicadores. 

Funcionalidades essenciais de um bom sistema ERP para concessionárias agrícolas

Agora que já vimos do que trata o ERP e qual é a sua importância para as concessionárias agrícola, veja as funcionalidades que um bom sistema de gestão precisa oferecer aos usuários:

Controle de estoque avançado

O sistema de gestão escolhido precisa permitir o controle detalhado do estoque, incluindo rastreamento de máquinas e implementos agrícolas, dados de peças e gestão de múltiplos armazéns.

A falta desse tipo de módulo pode prejudicar a gestão dos produtos da concessionária e, consequentemente, ocasionar na indisponibilidade de itens para repassar aos clientes e até mesmo desperdícios.

Integração com dispositivos móveis

Outro recurso indispensável de um bom sistema de gestão é a integração com dispositivos móveis. A tecnologia precisa oferecer mobilidade e estar acessível de qualquer lugar para que vendedores e demais usuários acessem informações e realizem as tarefas, mesmo estando em campo. 

Além disso, a integração precisa englobar outras ferramentas de software, para que a empresa consiga ampliar ainda mais o potencial do seu ERP.

Serviços de pós-venda

O atendimento ao cliente possui várias etapas, indo além da abordagem, negociação e fechamento de pedidos. O pós-vendas também merece atenção, pois é depois da compra que o cliente se manterá ativo e em contato com a concessionária. 

Assim sendo, um bom sistema ERP também precisa oferecer recursos que ajudam no serviço de pós-venda como, por exemplo, espaço para suporte e integração com CRM.

Relatórios e análises

Além de ser uma ferramenta de gestão, o ERP também precisa ser uma tecnologia de apoio para análises estratégicas. É necessário que a solução entregue dashboards e relatórios detalhados sobre vendas, estoque, faturamento, entre outros. 

É por meio dessas informações que os gestores vão acompanhar o desempenho do negócio, identificar gargalos e apontar necessidades de melhoria.

Carteira de clientes e produtos

A solução também precisa oferecer um módulo para controlar a carteira de clientes e produtos, onde os usuários poderão definir o tipo de itens com mais e menos demanda. Não só isso, para definir para quem o vendedor pode vender com base no histórico de pedidos e compras. 

Comissões e máquinas

É importante, ainda, que a concessionária conte com uma ferramenta que entrega um módulo para controlar todas as comissões, definindo regras e fórmulas que calculam valores com base na performance e resultado de cada vendedor. 

Além disso, deve permitir gerenciar a comunicação interna entre as etapas que compõem o processo de negociação de veículos, máquinas e equipamentos, desde o pré-vendas até o pós-vendas.

Concessionárias agrícolas que querem melhorar o seu gerenciamento e ampliar a sua forma de atuação precisam contar com ferramentas modernas e intuitivas como o ERP. 

Entretanto, é necessário muita cautela ao escolher o sistema. A solução ideal precisa oferecer recursos que atendam todas as necessidades da concessionária e contribuam, de fato, para a gestão dos negócios. 

Quer um sistema de gestão inteligente que entrega todas as funcionalidades acima e muito mais? Conheça o ERP Solution, uma solução Aliare!

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados