Saber escolher um sistema de gestão é essencial para o sucesso de uma loja de pneus. A escolha errada da ferramenta não só pode limitar ou atrasar o potencial da equipe que trabalha e atende o setor agro, como também representa perda de inovação e investimento.
Neste artigo, vamos explorar os pontos que precisam ser considerados ao selecionar um sistema de gestão para a loja de pneus, garantindo que você, gestor, faça a escolha certa. Esperamos que goste. Boa leitura!
Mas, antes, o que é um sistema de gestão?
O sistema de gestão, também conhecido como ERP, nada mais é do que uma ferramenta que integra diferentes setores de uma empresa. Essa integração garante que todas as pessoas, processos e informações fiquem concentradas em um só lugar, proporcionando uma visão holística e real sobre todo o negócio.
Na loja de pneus agrícolas, um software de gestão pode otimizar atividades, como:
- Controle de estoque;
- Faturamento;
- Vendas;
- Compras;
- Atendimento ao produtor rural, entre outras funções.
O sistema de gestão ERP é uma ferramenta que também permite acessar dados e relatórios sobre toda a movimentação do negócio, em tempo real, o que contribui para gestores identificarem gargalos, oportunidades de crescimento, tendências e até tomar decisões estratégicas embasadas.
Como escolher um sistema de gestão ERP para a loja de pneus
Devido à alta quantidade de softwares disponíveis no mercado, é natural que os gestores fiquem com dúvidas sobre qual sistema de gestão escolher. Afinal, todos parecem ter a mesma finalidade.
Existem, no entanto, alguns procedimentos simples que podem ser adotados pelo gestor da loja de pneus agrícolas para facilitar a escolha, e ajudá-lo a tomar uma boa decisão.
Abaixo, veja quais são esses procedimentos:
1- Identifique as necessidades e prioridades da loja
Antes de iniciar a busca pelo sistema de gestão ideal, é importante identificar todas as necessidades e prioridades da sua empresa agro. Quais processos e operações você deseja otimizar? Quais gargalos a sua loja de pneus está enfrentando atualmente? Quais ferramentas você já utiliza e pretende integrar ao software?
Faça uma lista detalhada do que é mais importante para a sua empresa no momento e defina os requisitos básicos que você espera do sistema.
2- Avalie a usabilidade e interface da ferramenta
A equipe da sua loja precisará interagir com o sistema diariamente, portanto, é necessário que ele seja fácil de usar e tenha uma interface fluida e intuitiva. Uma ferramenta amigável e simples reduzirá a curva de aprendizado e ajudará a aumentar a eficiência operacional de todos os colaboradores. Já uma solução complexa e confusa pode atrasar a adaptação do time e impactar o seu desempenho.
3- Verifique a possibilidade de integração com outros softwares
Vivemos em uma era onde tudo é digital e está praticamente interligado. Assim sendo, verifique ainda a possibilidade de integrar o sistema de gestão ERP com outros softwares e serviços da sua loja, a fim de criar um ecossistema único e otimizar as operações. Essas integrações podem incluir, por exemplo, sistemas de automação, plataformas de e-commerce, CRM e outras ferramentas relevantes.
4- Certifique que a tecnologia possui os recursos necessários
Tenha certeza de que a ferramenta também entrega recursos que facilitam a operação da sua loja, como é o caso do controle de pneus por código de barras, gestão de medidas e especificações, registro de histórico de pedidos dos clientes, entre outros. Ter essas funcionalidades ajudará a sua empresa a se tornar mais ágil, melhorando a experiência do produtor rural.
5- Assegure que o sistema oferece suporte e atualizações
Como se trata de uma tecnologia, é natural que apareçam dúvidas ou problemas no uso da solução. É essencial, portanto, ter acesso a uma boa equipe de suporte, capacitada e responsiva, para ajudar a solucionar quaisquer imprevistos que possam surgir com o sistema.
Além disso, é importante que você também avalie a frequência das atualizações do software para garantir que a solução esteja sempre atualizada e protegida.
6- Verifique todos os recursos de segurança
Além de avaliar a usabilidade do software, verificar a possibilidade de integração, conferir as funcionalidades e validar o suporte técnico e as atualizações, é importante que você também analise todos os recursos de segurança entregues pela tecnologia. Criptografia, backups, controle de acessos, enfim. Seja o mais criterioso possível para assegurar que o software é realmente seguro e proporciona o máximo de proteção.
A confidencialidade e a integridade das informações são pontos fundamentais para estabelecer confiança, desenvolver um relacionamento sólido com o cliente rural e garantir a conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).
7- Avalie o custo-benefício
Outra etapa importante está relacionada ao custo-benefício. Considere não apenas o preço inicial pago pela ferramenta, mas também todos os gastos mensais com manutenção, atualizações e possíveis taxas. O total investido precisa estar alinhado com os benefícios e as funcionalidades entregues pela tecnologia, do contrário o investimento pode não ser tão interessante e representar prejuízos no futuro.
Uma vez que você, gestor, considerar todos esses pontos, você estará preparado para escolher o sistema de gestão ERP ideal. Vale frisar, no entanto, que cada modelo de negócio é único e no caso da loja de pneus agrícolas não é diferente. Assim, priorize uma solução que atenda aos pré-requisitos definidos pela sua loja, e que seja confiável.
O ERP Solution, por exemplo, é uma tecnologia que permite à sua empresa escolher o que quer e vai usar. Você pode adicionar módulos no momento da contratação, se quiser, ou ir acrescentando outros módulos para atender necessidades novas da sua loja de pneus.