Espero ter conseguido, com os textos anteriores, ajudar a sua empresa descrevendo a respeito do novo cenário para os negócios e a importância do pós venda. Neste, pretendo tratar da Gestão Empresarial, pois para mim é o mais importante tema dos executivos e daqueles que querem perpetuar e ter sucesso em seus negócios.
Não basta boa vontade, é preciso administrar, é obrigatório ter gestão!
Você já ouviu falar do vendedor que não tem certeza se está recebendo o valor correto da sua comissão? Mesmo criando sistemas perfeitos, muito bem elaborados, as pessoas não conseguem entender como chegamos ao RESULTADO final. Ficam com uma “pulga atrás da orelha”. Geramos desconfiança da equipe.
Será que esses colaboradores confiam em nossa marca se estão com um sentimento de que podem estar sendo enganados? Essa falta de credibilidade pode ser sentida com relação à comissão, ao processo de venda, as compras, nos recursos humanos e ao marketing da empresa.
Mas afinal, o que é gestão?
Gestão é sobrevivência. Tempos atrás a gestão de cada setor da empresa deveria ser desenvolvida, pois traria diferencial para sermos os melhores, líderes de um mercado, nos destacaria perante nossos concorrentes. Hoje se a gestão não for desenvolvida a empresa irá desaparecer.
Nossos colaboradores querem acesso à informação, desejam saber a estratégia do negócio e se estamos atingindo os resultados esperados. Uma dica valiosa é se apoiar na tecnologia. Uma destas é o BI (Business Intelligence ou Inteligência de negócios) que permite analisar e monitorar informações para dar suporte à gestão dos negócios. Em nosso blog você encontra um artigo sobre essa ferramenta: http://goo.gl/kt5cTR.
Nós aqui na Solution, estamos sempre trabalhando para melhorar processos, pesquisando novas tecnologias para melhorar a gestão de nossos clientes. Um exemplo é um novo sistema que estamos criando. Ele trata especificamente da gestão da força de vendas.
O principal objetivo é apresentar aos gestores o que a área comercial está produzindo e se está atingindo o prometido. O grande destaque é o funil de vendas que permite ao gestor visualizar a nível macro, quantas oportunidades estão sendo geradas e se estão sendo aproveitadas.
O que vejo de mais relevante, durante a gestão da venda, é que as informações do funil de vendas devem ser apresentadas aos vendedores para que eles entendam seus números e desta forma melhorem. Isso é gestão gerando credibilidade.
Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre essa metodologia para ajudar nas vendas, clique aqui http://goo.gl/CTjFJZ e baixe um e-book que trata sobre esse assunto.
Grande abraço!
Anderson Romero
CEO
Solution Sistemas e Gestão