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ERP: Por que o treinamento é tão importante?

Tempo de leitura: 4 minutos

O ERP da Solution oferece diversos benefícios aos clientes como, por exemplo, melhora de produtividade da equipe e redução de burocracias. Porém, para obter sucesso total, o ERP precisa ser muito bem utilizado. É aqui que entra a importância do treinamento na hora da implantação do sistema. Afinal, você pode trabalhar com o melhor sistema do mundo, mas se seus colaboradores não souberem utilizar as ferramentas disponíveis, o resultado não será satisfatório.

Quer saber mais sobre a real importância de fazer o treinamento do seu ERP? Então se ajeite na cadeira e continue a leitura do artigo conosco. 

Como acontece o treinamento do ERP?

O treinamento do ERP está presente no processo de implantação do mesmo. A Solution é a única empresa do mercado que implanta ERP em 90 dias, nosso treinamento começa na assinatura do contrato e continua com o uso no dia a dia da empresa, gerando resultados. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre os passos do processo! Confira.

  1. Antes de qualquer coisa, a Solution define, junto ao cliente, as regras de negócio, para saber quais são as margens de lucro dos produtos, se existem bloqueios por inadimplência, pagamento de comissões, dentre outras informações importantes. 
  2. Simultaneamente ao primeiro passo, a nossa equipe técnica converte os dados do sistema atual do cliente para o ERP Solution. Assim, o cliente não precisará cadastrar nada manualmente, o que agiliza o processo e reduz custos para todos os envolvidos no processo. 
  3. Agora, após a conversão, acontece a instalação e a configuração do sistema, para que tudo fique pronto para os treinamentos. Sendo assim, o usuário fará o treinamento com os dados da sua própria empresa, ou seja, não é uma mera simulação. É preciso colocar a mão na massa! 
  4. Finalmente, chegamos ao treinamento! Ele é efetuado por área e por função, para que tenha um foco específico, resultando em uma maior produtividade. O treinamento tem um cronograma definido em conjunto com o cliente, para que possamos entender quais são os funcionários que precisam aprender a utilizar o sistema, se eles serão multiplicadores, quantas filiais a empresa possui, se será centralizado ou descentralizado, entre outras necessidades. O treinamento pode acontecer de forma remota ou presencial, e ele é divido nas seguintes fases:
    1. Ambientação
      Momento em que o usuário fará o primeiro acesso ao sistema. Ele precisa se ambientar e entender os conceitos básicos. 
    2. Pré-implantação ou reciclagem
      Após o primeiro contato com o sistema, o usuário perde o medo de questionar e começa a tirar suas dúvidas e a aprofundar seus conhecimentos! 
    3. Go Live
      Essa é a virada do sistema, onde ele é utilizado gerando dados reais! Nesta fase, a Solution está junto ao cliente, dando todo o apoio e suporte necessário, pois é quando surgem muitas dúvidas e, até mesmo, um pouco de receio por parte do usuário. 
    4. Pós-implantação
      Após um certo período de utilização, definido junto ao cliente, nós verificamos como a equipe se comportou, se houve alguma dificuldade e se existe alguma prática que precisa ser reforçada. 
    5. Fechamentos e consultorias
      Para atender as demandas fiscais e legais, acompanhamos o cliente nas entregas de arquivos fiscais, pois ele está aprendendo a utilizar o sistema e, com o fisco, não podemos ter atrasos. Neste momento, a Solution está, mais uma vez, lado a lado com o cliente, para que tudo seja entregue na data certa!

Além dos treinamentos padronizados citados anteriormente, os nossos consultores de implantação tratam situações específicas sob demanda como, por exemplo, empresas do grupo empresarial, projetos específicos, entre outros. Também vale ressaltar que esse treinamento não precisa acontecer uma única vez. Após a implantação, alguns treinamentos pontuais podem ocorrer como, por exemplo, a capacitação de novos funcionários. 

Para treinamentos remotos, a Solution dispõe da Universidade Corporativa, que vai te ajudar, e muito, a obter o maior sucesso possível na utilização do seu ERP. 

A importância de um treinamento bem-sucedido 

Como dito anteriormente, você pode ter o melhor sistema do mundo, mas se os seus colaboradores não souberem como utilizar as ferramentas disponíveis, o resultado não será positivo. Por isso, a capacitação da equipe é um ponto determinante para termos retorno sobre o investimento no sistema. Sendo assim, os treinamentos devem ser efetuados junto à implantação, no dia a dia e a cada mudança de versão do sistema. 

As empresas procuram, por meio da colaboração, gerar melhores resultados, já que é o time que faz os resultados acontecerem. Se você quer um colaborador motivado e engajado, o treinamento é o melhor caminho para isso. 

Um dos benefícios que o ERP traz, quando os funcionários dominam a utilização das ferramentas, é a agilidade na tomada de decisão, já que, em momentos de crise, deixar o cliente inseguro não é uma opção. Demorar para tomar decisões pode passar uma sensação de incerteza ao seu cliente. 

O CEO da Solution, Anderson Romero, ressaltou a importância do treinamento ser levado a sério pelo cliente. “A Informação para montar estratégias, com certeza é o que temos de mais valioso em qualquer momento do nosso negócio. Sem informação de qualidade não existe estratégia que funcione”, afirmou Romero. Afinal, não realizar um bom treinamento e não reciclar o conhecimento dos seus colaboradores é confiar numa informação que chegará às suas mãos de forma desatualizada e com possíveis erros. 

 

Ficou com alguma dúvida sobre a importância do treinamento para o ERP? Ainda não tem um sistema de gestão dentro da sua empresa? Então não hesite em falar conosco, clicando aqui. 

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