Sabe quando recebemos uma notícia inesperada? A tendência é reagirmos de alguma forma. Tudo depende se for uma notícia boa ou ruim. No caso do feedback, o processo entre emissor e receptor é exatamente o mesmo.
Nas empresas, a prática do feedback é comum para solucionar problemas e aprimorar as habilidades dos funcionários. É importante ressaltar que o modo como o feedback for aplicado pode trazer resultados positivos ou negativos.
Afinal, o que é feedback?
O feedback nada mais é do que uma avaliação do desempenho na realização de um trabalho individual ou em grupo. O método é considerado pelos profissionais como a melhor maneira de medir desempenho.
A prática é uma tendência global no mundo corporativo. As empresas têm investido cada vez mais em treinamentos para preparar os seus gerentes. Tudo para dar a seus funcionários um feedback aberto, construtivo e contínuo.
A ideia é promover um diálogo transparente entre empresa e colaborador. Assim, é possível definir metas flexíveis e redefinir o desempenho para contribuir com o sucesso em equipe e, consequentemente, da empresa.
Dicas para aplicar o feedback ideal
Nesses casos, a imparcialidade é fundamental. Descreva detalhadamente o comportamento ou acontecimento que merece atenção sem fazer juízo de valores. Além disso,seja específico e evite generalizar. Tenha em mente aquilo que deve ser melhorado ou aprimorado.
Outro ponto importante é pensar no colaborador. Por isso, faça do feedback um hábito e ajude a tornar a prática algo positivo, bem recebido e não imposto.
Para evitar esquecimentos, dê o feedback rapidamente logo após um acontecimento. Fique atento se de fato o funcionário entendeu as informações transmitidas e se as observações foram absorvidas.
Com a prática do feedback você promove a melhoria da comunicação e relacionamento entre empresa e colaborador. A prática é responsável por alinhar o comportamento do colaborador ao grupo e contribui para a melhoria dos resultados.